Filho Obediente pode ser mau sinal
Uma criança OBEDIENTE pode ser o sonho de todo pai e de toda a mãe.
Contudo, uma criança muito boazinha e obediente pode ser um mau sinal.
Sabe porque? Porque se uma criança obedece sem pensar isto significa que ela não está levando em consideração seus sentimentos, seu tempo, seu desejo e sua vontade. Ela está somente cumprindo ordens sem pestanejar.
Por exemplo: você pede para ela ir tomar banho e ela está jogando videogame. É natural que ela proteste e diga que não vai naquela hora. Se o pai/mãe impõe ou obriga deixa a criança sem nenhuma escolha. Na imposição dos pais ela passa a fazer porque o pai ou mãe quer; ou para eles não ficarem irritados; ou para agradá-los. Ela (a criança) não aprende que precisa se organizar, que tem horário para jogar e tomar banho. Aprende apenas a OBEDECER.
É claro que você precisa que ele tome banho e pare de jogar. Mas como você o está ensinando a ter esse hábito? Mandando fazer porque sim!!! No tempo da mãe ou do pai? Comprando com chantagens? Ficando irritado(a), gritando e dizendo que a criança não tem a menor consideração por você?
Se a criança passa a obedecer cegamente isso demonstra que ela cedeu por medo de um dos pais; ou para ganhar alguma coisa; ou ainda para agradar esses pais. Isto porque ela acredita que se não for boazinha não vai receber o amor da mãe ou do pai.
Esse comportamento vai se estender a outras pessoas e outras situações. Essa criança vai crescer dizendo SIM para tudo e todos, sem se importar se ela quer ou pode fazer algo. Essa pessoa, depois de adulta, não vai considerar suas vontades, suas necessidades e seus desejos e vai sofrer por isso.
Então, se você quer que seu filho(a) tenha sua própria opinião, ensine-o o porquê das coisas; crie rotina, converse e tente pensar pela perspetiva dele. Eu sei que dá trabalho. Mas ser pai e mãe não é tarefa fácil mesmo.
Commentaires