top of page

A Grande Armadilha da Espiritualidade

Os dependentes espirituais: Deus não é a solução para seus problemas


Você já encontrou pessoas que se tornam "dependentes espirituais"? São aquelas que veem tudo ao seu redor como resultado da ação divina, interpretando cada evento como uma mensagem celestial. Essas pessoas não tomam decisões sem consultar oráculos, cartas ou líderes espirituais.


Por exemplo, uma chuva pode ser vista como um sinal para não sair de casa, ou a passagem de uma borboleta pode ser interpretada como um convite divino. Conheço pessoas que justificam compras impulsivas como mensagens angelicais ou que acreditam que Deus trará o emprego ou o parceiro perfeito até elas. Pode parecer absurdo, mas essa mentalidade está se tornando comum no Brasil.


O problema não está na espiritualidade em si, mas na sua utilização como escape da realidade. Algumas pessoas se isolam do mundo, das suas famílias e até de si mesmas, usando a fé como tábua de salvação. Elas evitam enfrentar seus problemas e abdicam da autorresponsabilidade.


O Ego Espiritual

Para os dependentes espirituais, a religião e a fé tornam-se armadilhas do Ego espiritual. Isso leva a uma postura infantil, delegando a outros (Deus, Espíritos, Anjos, Santos, Pastor) a responsabilidade de pensar e tomar decisões na própria vida. Essas pessoas abrem mão de refletir sobre o que é certo, ético, com quem devem casar, em quem devem votar, como devem tratar seus pais e filhos, quem pode ser seus amigos, como devem se vestir, etc.


A verdadeira espiritualidade

A verdadeira espiritualidade é o oposto disso. É inteligente. É a capacidade de pensar e refletir profundamente sobre o mundo e a vida; aprimorar nossas habilidades de relacionamento interpessoal; assumir responsabilidade por nossas escolhas; usar a inteligência humana para construir um mundo melhor para todos. É fazer a sua parte para o todo. Afinal, o mundo espiritual tem mais o que fazer do que mandar sinais de fumaça, não é mesmo?


E você? Tem exercido sua inteligência espiritual?


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page