Medindo a Inteligência Espiritual
Você sabia que existe uma escala que mede a Inteligência Espiritual de uma pessoa?
Pois existe sim.
Na verdade existem várias escalas conhecidas e validadas no meio científico. Porém, a grande maioria delas medem "equivocadamente" a religiosidade das pessoas e não sua Inteligência Espiritual.
A única escala que mede a Inteligência Espiritual sem vínculo religioso é a SISRI-24 de King e Decicco (2009). Ela é a escala mais utilizada nos estudos acadêmicos, tendo alguns países (Portugal, China, Peru, Malásia, Polônia, Grécia, Romênia, Canadá, USA) a validarem para sua língua natal. Aqui no Brasil esta escala foi validada por mim (e pelos pesquisadores Nilton Formiga e António Fernandes), com publicação em breve.
A escala SISRI mede 4 aspectos (fatores) da inteligência espiritual humana:
Pensamento crítico existencial
Produção de sentido pessoal
Estado de expansão da consciência
Consciência Transcendental
O pensamento Crítico existencial se refere a capacidade humana de refletir profundamente sobre temas como a vida, a morte, o sentido da existência. Procura responder as perguntas quem eu sou? O que estou fazendo aqui? Existe um Divino ou tudo é obra do acaso?
Para essa dimensão, o mais importante não são as respostas, mas o processo de pensamento profundo sobre as questões existenciais.
A produção de sentido pessoal é dotar de significado os fatos da vida, mesmo que estes fatos sejam desafiadores. É compreender que os momentos difíceis trazem um aprendizado que terá uma repercussão positiva no futuro. Ou mesmo entender que eventos felizes ou corriqueiros auxiliam as pessoas a compreender melhor o valor da vida, aumentando sua capacidade de viver bem e cultivar a resiliência e a alegria.
A expansão de consciência é utilizar toda o conhecimento, todas as experiências de vida para ver e entender a existência humana para além da realidade aparente. Expandir a consciência é uma ação contínua daqueles que usam sua inteligência para compreender o mundo e inserir-se nele para além do óbvio, do fugaz, e do raso.
E finalmente, a Consciência transcendental é aquela que permite perceber que todos estamos conectados. Ou seja, que a ação de uma pessoa vai impactar a vida de todos os seres no planeta, mesmo que não seja de imediato. São, como por exemplo, o comportamento de um pai que afetará seus filhos, netos e bisnetos; ou mesmo o uso abusivo dos recursos naturais que causará o desequilíbrio ambiental.
Gostou dessa informação?
Escreva e comente o qua mais você gostaria de saber sobre esse tema que eu vou desenvolver aqui !
Se tiver vontade de conhecer mais sobre esse assunto, leia outros textos aqui no blog e também os artigos científicos disponibilizados (aqui também) na minha página.
Comments